Densidade Calórica / Açúcar / Sal / Sabor Doce = Dependência Alimentar

No meu ultimo artigo partilhei uma receita "Tarte de Tangerina das Cavernas à JFUnmask" onde os ingredientes utilizados não são processados, têm pouca densidade de calorias, de açúcar e inclusivamente de doce tem realmente pouco.

Foi precisamente nesse artigo que comecei abordar este tema: Densidade Calórica / Açúcar / Sal / Sabor Doce = Vicio ao referir que "... só alguém que está habituado a não comer comida de plástico, açucarada e industrializada é capaz de o tirar o verdadeiro prazer de comer esta tarte, caso contrário (e não nos deixemos enganar) será apenas mais uma tarte...". A verdade é esta quem diariamente se expõe ao açúcar, aos adoçantes, e a alimentes demasiadamente processados cairá numa dependência alimentar que inclusivamente lhe irá alterar a sensibilidade ao sabor doce, como pode ver no seguinte:

Which foods may be addictive? The roles of processing, fat content, and glycemic load.

O presente estudo fornece evidências preliminares sobre os alimentos e seus atributos implicados na dependência/vício de comer. Dependência essa que é caracterizada por sintomas como a perda do controle e incapacidade de reduzir o consumo de certo alimento, isto apesar de o indivíduo desejar reduzir o seu consumo.

O que o estudo no diz é que alimentos altamente processados podem ser mais propensos a desencadear respostas biológicas e comportamentais de dependência devido às suas anormalmente elevados níveis de recompensa, desencadeada por diversas respostas hormonais

A lista dos alimentos mais viciantes, realizados neste estudo, é obviamente liderada por alimentos refinados, processados e em alguns casos com cargas glicémicas elevadas, tais como:



Se não acredita, faça você mesmo um simples teste. Se adoça o seu café com um pacote completo de açúcar, passe adoçar apenas com meio pacote, isto durante umas duas semanas. Obviamente que inicialmente sentirá pouco prazer ao ingerir o seu café com "apenas" meio pacote de açúcar. Após esse período, volte a colocar o pacote completo de açúcar no seu café...

O resultado esse acho que o irá surpreender.

Depois deste pequeno teste, imagine de que maneira a sua sensibilidade ao doce irá modificar após eliminar por completo tudo o que é "lixo" alimentar das suas rotinas diárias.

Enviar um comentário

Designed by OddThemes | Distributed by Gooyaabi Templates