Suplementos Alimentares & 200.000 Anos de Diferenças


Se nós, seres humanos, nunca tomamos suplementos durante a nossa evolução, porque o devemos fazer agora em pleno 2018?!
Bem, o objectivo de levar um estilo de vida saudável é obter o máximo de longevidade, qualidade de vida, força, mobilidade, felicidade e produtividade que o nosso corpo tenha para nos oferecer.
Mas sejamos sinceros, actualmente, não é fácil oferecer ao nosso corpo um ambiente semelhante ao que os nossos antepassados encontraram e isso cria uma montanha de obstáculos para podermos desencadear uma expressão genética positiva.
Esses obstáculos têm diversas formas:
- Actividade Física Desadequada
- Ritmo Circadiano Alterado (Luz Artificial, trabalho por turnos)
- Microbiota Diminuída em quantidade e diversidade
- Exposição Solar Desadequada (Ausência completa de exposição ao sol durante largos meses e Excessiva Exposição e sem adaptação durante uma ou duas semanas do ano)
- Dieta Ocidentalizada
- Dieta Desadequada dos animais (desde peixes de aquacultura a gado alimentado a cereais baratos e geneticamente modificados!)que nos servem de alimento
- Exposição a poluentes elevada
- Stress desadequado
- Higiene em Excesso
A tarefa dos suplementos, pelo menos aqueles que têm uma base cientifica sólida, é imitar os benefícios da expressão genética que um ambiente ancestral nos fornecia.
E que suplementos podem ser esses?
- Omega-3
- Probioticos
- Vitamina D-3
- Vitamina K-2
- Multi-Vitaminico (como defende Bruce Ames, Investigador, bioquímico e biólogo molecular, na sua teoria da Triagem - ele alega e documentou que o espectro de funções para uma determinada vitamina ou mineral é gerido pelo organismo de tal forma que, quando a disponibilidade de determinado micronutrientes é limitada, as funções necessárias para a sobrevivência a curto prazo prevalecem sobre as funções de saúde a longo prazo.
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC1693790/
Arrisco dizer que quase a totalidade da nossa população teria vantagens em tomar estes suplementos numa determinada circunstancia ou altura do ano!
Mas obviamente que há mais suplementos que nos podem ajudar, sobretudo quando falamos em atletas que necessitam potenciar o treino e/ou as adaptações ao treino.
Nesse aspecto há outros com bom suporte cientifico:
- Whey Protein
- Creatina Monohidrato
- Cafeína
- Beta-Alanina
- Bicarbonato
- Carnitina
- Bcaas (em algumas circunstâncias!)
- Glutamina (em algumas circunstâncias!)
Não há como fugir à questão da individualização. A dieta e os suplementos têm de ser personalizados, até porque sabemos que a reacção aos nutrientes varia de pessoa para pessoa. Sabe-se que algumas pessoas parecem responder melhor a uma dieta com mais hidratos de carbono e menos gordura e outras a mais gordura e menos hidratos de carbono. O mesmo acontece por exemplo com a cafeína que varia de pessoa para pessoa assim com a necessidade de Vitamina D em pessoas com tons de pele, peso, idade diferentes!

Mas atenção nem tudo que reluz é ouro e sobretudo quando desconhecemos o que estamos a comprar qualquer "promessa" são verdades absolutas:
1. Ver aqui
2. Ver aqui
3. Ver aqui
Uma boa dieta e uma boa suplementação pode não tornar um atleta médio em um de elite, mas uma má suplementação e dieta pode tornar um atleta de elite num atleta mediano.

1 comentário :

Designed by OddThemes | Distributed by Gooyaabi Templates