Os pinhões têm mais calorias que o bolo rei..

"Os pinhões que come no natal têm mais calorias que o bolo rei"



Quem conhece o nosso blog sabe perfeitamente que esta frase não poderia ser nossa. Aqui somos defensores da "Real Food".

E nem está em causa o bolo rei ou qualquer outro doce que é ingerido na ceia de natal, afinal de contas, que importância tem uma refeição no meio das que são feitas durante todo o ano?

A questão que queremos abordar é que a comida real é incomparavelmente melhor a qualquer bolo (ricos em açúcar, sal e farinhas refinadas e estes ingredientes falando em bolos caseiros, porque se forem industrializados então o cenário é ainda pior!).
Açúcar, farinhas refinadas, sal e óleo vegetais ultra-processados são os principais facilitadores e perpetuadores, no que aos alimentos diz respeito, das doenças civilizacionais. Como podemos colocar a nossa lente focada num único aspecto e esquecer todos os outros?

O nosso corpo não é um calorímetro e como tal estas "medidas" não são válidas para o nosso corpo, os calorímetros não possuem metabolismo, para um calorímetro as proteínas e os hidratos de carbono são equivalentes mas no nosso corpo isso não se verifica....ver aqui
É verdade que devemos ter moderação e não devemos ingerir demasiados Pinhões (ou outro fruto seco ou semente!), mas isso não está relacionado com o seu valor calórico, mas sim com a sua elevada concentração de Ácido Linoleico. 
Imagem: NutriScience
Contar calorias pode ser uma ajuda para um profissional elaborar uma dieta, mas não deve ser factor de confusão quando em questão está um alimento verdadeiro ou um altamente processado.

A confusão é tanta que as pessoas não sabem se devem comer dois ovos no mesmo dia, mas já não se questionam se podem comer uma ou duas bolachas.
Um estilo de vida saudável é muito mais que contar calorias. A qualidade dos alimentos conta, ao contrário daquilo que nos querem fazer crer.

Ser saudável, o que é ser saudável?









Enviar um comentário

Designed by OddThemes | Distributed by Gooyaabi Templates