Preparando o Natal...Conselhos!


Açúcar, farinha, leite, óleos vegetais, aditivos alimentares, são ingredientes que não consumo no meu quotidiano. Porém a noite de Natal é uma noite diferente.

Que conselhos posso dar para minimizar o impacto destes ingredientes?

Começar por dormir uma boa noite de sono, entre oito a dez horas. O sono insuficiente causa resistência à insulina (1) (uma curta duração de sono, está associada a uma má intolerância à glicose e a um aumento de risco de diabetes tipo II).

Não acho, como de resto é usual ouvirmos, que o pequeno almoço seja a refeição mais importante do dia, mas neste dia poderá ser realmente importante e começar o dia com uma refeição com Ovos de Galinhas Poedeiras livres de gaiolas e alimentadas a pasto (estes ovos têm 2/3x mais Vitamina A, 2x mais Omega-3, 3x mais Vitamina E, 7x mais Caroteno, 50% mais Folato,70% mais B12, 4x mais Vitamina D) e um bom Batido de Frutas, Legumes, Kefir e Canela (melhora o metabolismo da glucose) (2) serão uma óptima opção. E claro, um Café (o "combustível" que move o Mundo moderno), já que o Café tem a capacidade de melhorar a sensibilidade à insulina (entre outras coisas) (3)

Mais uma vez, o próximo conselho é  mais um daqueles que não costumo dar, beba muita água! E não costumo dar porque acho desnecessário (Ver aqui), mas este é um dia para beber além da sede, para ajudar a aumentar a saciedade.

Treine!
Umas horas antes treine! Para além de esvaziar as reservas de glicogénio, o treino servirá para que parte da sua refeição seja utilizada para sintetizar massa muscular (minimizando assim parte das calorias que seria usadas para engrossar as reservas de gordura!) e também para melhorar a sensibilidade à insulina (4)

Por fim, DESFRUTE!
É verdade que a comida JUNK tem um enorme impacto na saúde, mas um deslize muito de vez em quando não vai ter um grande impacto negativo. E bem vistas as coisas até pode ser benéfico a nível psicológico.

BOM NATAL A TODOS OS SEGUIDORES JUNKFOOD UNMASK

Referências
1. Sleep Restriction for 1 Week Reduces Insulin Sensitivity in Healthy Men
2. Beneficial Effects of Cinnamon on the Metabolic Syndrome, Inflammation, and Pain, and Mechanisms Underlying These Effects – A Review
3. offee, Decaffeinated Coffee, and Tea Consumption in Relation to Incident Type 2 Diabetes Mellitus A Systematic Review With Meta-analysis
4. Exercise, glucose transport, and insulin sensitivity.

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