Roda dos Alimentos. Alimentação Saudável?!?


O que é uma alimentação saudável?
A definição de alimentação saudável não pode ser vista pelo olhar da moda e isto porque a sua definição só pode vista através da lente da evolução do genoma humano na medida em que a discordância entre o que actualmente comemos/actual estilo de vida e o estilo de vida/alimentação para o qual o nosso genoma foi originalmente seleccionado é a razão pelas doenças cronicas ocidentais que são já a principal causa de morte em todos os Países industrializados

Respeitados geneticistas, paleontologistas e biólogos concordam todos com uma coisa: o ser humano em pleno século XXI difere pouco dos nossos ancestrais da idade da pedra.

Uma alimentação saudável tem, obrigatoriamente de ser, o mais próximo possível dos alimentos que ajudaram  a constituir o nosso genoma.

Nos últimos 10.000 Anos (aproximadamente 400-500 gerações humanas)  o que tem acontecido é que a evolução cultural (sobretudo a revolução agrícola + revolução industrial) avançaram de uma maneira muito mais rápida que a evolução genética, isto é o nosso corpo não conseguiu evoluir à velocidade a que evoluiu a nossa cultura. Em tão poucas gerações os hábitos alimentares e modo de vida mudaram drasticamente como nunca antes na história da nossa evolução.

De qualquer maneira a nossa capacidade para adaptações físicas e inovações culturais permitiram claramente o ser humano evoluir e multiplicar-se em diferentes configurações ambientais. O que não quererá dizer o nosso corpo funciona de optimamente bem nas configurações ambientais actuais.

Como REGRA todos os organismos biológicos são mais saudáveis quando as suas circunstâncias de vida se aproximam mais estreitamente das condições para as quais os seus genes foram seleccionados.

Porque raio os cereais são então a base das recomendações para a nossa dieta?

Porque raio comemos alimentos industrializados e queremos ter saúde?

Porque raio vivemos em stress contínuo e queremos ter saúde?

Porque raio não respeitamos o ritmo circadiano e queremos ter saúde?

Porque raio temos uma péssima exposição solar e queremos ter saúde?

Porque raio  não saímos do nosso confortável sofá e queremos ter saúde?

Porque raio alteramos completamente a nossa microbiota e queremos ter saúde?

Porque raio não pensamos que a nossa obsessão pela higiene é saudável?

Está tudo ao contrário!

Se não respeitarmos a nossa evolução nos dias de hoje, o nosso amanhã vai ficar mais dependente dos profissionais da doença! Médicos esses que sabem como ninguém lidar com a doença...doenças modernas, criadas por modos de vida modernos!

Quantos comprimidos vai precisar para manter viva a sua doença?!

*Para os mais interessados, deixo aqui o link de um dos trabalhos publicados por um dos maiores investigadores em dieta Paleo e sua relevância para a saúde. Prof. Loren Cordain: Cereal Grains: Humanity’s Double-Edged Sword
http://www.2ndchance.info/birdlover-cerealsword.pdf

Enviar um comentário

Designed by OddThemes | Distributed by Gooyaabi Templates