Sensibilidade ao Glúten em pessoas NÃO Celíacas, como diagnosticar?

A sensibilidade ao glúten em pessoas não celíacas é uma síndrome caracterizada por sintomas intestinais e extra intestinais relacionados com a ingestão de alimentos que contêm glúten.


Dado a falta de um bio-marcadores capaz de detectar esta sensibilidade ao glúten com um simples exame, o que aqui partilho são as orientação conhecidas como "Diagnosis of Non-Celiac Gluten Sensitivity (NCGS): The Salerno Experts’ Criteria" Este diagnóstico (que servirá para avaliar a resposta clínica a uma dieta sem glúten, mas também para medir e avaliar os efeitos da re-introdução ao glúten após um período) deve ser considerado em pacientes com persistentes queixas intestinais e extra intestinas e que geralmente os seus relatos piorem após a ingestão de alimentos ricos em glúten.

Todos os detalhes:
VER AQUI

Mas, tal como referi e dado que ainda não existir biomarcadores válidos para o diagnóstico da sensibilidade ao glúten em pessoas não celíacas, o protocolo de diagnóstico continua a ser complicado. De qualquer maneira é sem dúvida uma orientação firme e que ajudará tanto paciente como profissional de saúde a chegar a um diagnóstico positivo, embora não seja pratica.

Cada vez mais, engana-se quem pensa que uma dieta sem glúten é uma dieta da moda.

Enviar um comentário

Designed by OddThemes | Distributed by Gooyaabi Templates