Leite, Insulina do Leite e Diabetes tipo I


A Diabetes Tipo I resulta de uma complexa interacção entre diferentes graus de susceptibilidade genética e factores ambientais. O resultado dessa interacção é a destruição das células beta do pâncreas (as quais produzem insulina).

O primeiro gatilho ambiental dessa doença auto-imune, e que foi já identificado, é a insulina presente no leite de vaca (A insulina bovina difere apenas em três aminoácidos da insulina humana mas a sua natureza imunogenica já tinha sido reconhecida quando foi usada em pacientes diabéticos VER AQUI e AQUI,) sendo que a insulina bovina induz altos níveis de anti-corpos, como podemos ver na figura em baixo que pode quebrar a tolerância à nossa própria insulina.


Há estudo que mostram que crianças que foram expostas a formulas com leite de vaca antes dos 3 meses de idade, têm altos níveis de anticorpos de ligação à insulina quando comparativamente a crianças que foram alimentadas exclusivamente com leite materno.

Cow milk feeding induces antibodies to insulin in children--a link between cow milk and insulin-dependent diabetes mellitus?
Effect of coincident enterovirus infection and cows' milk exposure on immunisation to insulin in early infancy.

Estes mesmos estudos indicam que a imunidade à insulina é um fenómeno comum em crianças saudáveis, devido à sua exposição à insulina bovina do leite de vaca .


A ilustração desta imagem demonstra a hipótese de que a Diabetes tipo I é uma doença do sistema imunitário desencadeada pela insulina bovina presente no leite de vaca.

Não sou propriamente um Guru (nem de perto nem de longe) neste assunto, mas parece que a ciência tem já respostas bem firmes no que diz respeito à "bovine insulin", flora intestinal, permeabilidade do intestino e imunidade da mucosa como sendo a "perfect storm" para a diabetes tipo I.

Agora faz sentido ver leite para lactentes dos 0-3 meses de idade em que o primeiro ingrediente é leite de vaca?!? E no que toca à ingestão de glúten e a permeabilidade do intestino? E isto numa doença que geralmente é diagnosticada em crianças e jovens...

Uma dieta sem glúten e sem leite (acredito que a lactose é o menor dos problemas no que toca ao assunto leite) não são dietas da moda, mas sim "o colocar à mesa" dados científicos.

Para ver e rever:
Milk, Wheat and Autoimmunity. Por Pedro Carrera Bastos

Enviar um comentário

Designed by OddThemes | Distributed by Gooyaabi Templates