Excesso de Peso & Obesidade - Riscos e Consequências

A relação entre o peso corporal e a saúde é uma relação complexa e por vezes ainda mal retratada, sobretudo o volume da cintura que representa uma ameaça mais efectiva do que propriamente o IMC ou o peso bruto de um corpo.

E que consequências se podem esperar do excesso de peso e obesidade?

#Cancro. Certos tipos de cancro (colón, intestino grosso, mama, útero, esôfago, rim)  então intimamente relacionados com o excesso de peso.
Epidemiology and pathophysiology of obesity as cause of cancer.
#Diabetes Tipo II. Eis um estudo a revelar a importância da circunferência abdominal no risco da Diabetes tipo II Obesity, fat distribution, and weight gain as risk factors for clinical diabetes in men.
#Fígado Gordo. O excesso de peso é usualmente acompanhada de fígado gordo não alcoólica, uma doença que é causada pela acumulação de gordura no interior das células do fígado (embora também possa ser visto em pessoas com o peso normal, mas que evidenciam resistência à insulina)
#Dificuldades Respiratórias. Dificuldades respiratórias são comuns em pessoas com excesso de peso e são, por vezes, devido a insuficiência cardíaca. Há até alguns estudos que sugerem uma conexão entre excesso de peso e asma. Weight loss and asthma
#Inflamação. É cada vez mais considerado uma característica da obesidade, com descobertas de níveis elevados de marcadores inflamatórios como a Proteína C-Reactiva.
#Baixa Auto-Estima. #Depressão #Hipertensão #Risco de Doença Cardíaca #Degeneração das Cartilagens #Distúrbios em Hormonas Sexuais. Com referência, novamente, ao perímetro abdominal. Obesity, fat distribution and infertility. #Falha Renal, etc etc etc.

Não são poucos os motivos para ficarmos alarmados com o excesso de peso e a parte estética é apenas a ponta do iceberg.


Enviar um comentário

Designed by OddThemes | Distributed by Gooyaabi Templates