Dieta com Base em Cereais VS Dieta Paleo

Acredito que a nossa evolução como ser humanos tem muitas respostas, para perguntas que tenham como base biologia/saúde/dieta. Mais, acredito que nada em biologia faça sentido, salvo à luz da evolução e talvez por isso devêssemos olhar mais para o nosso passado como seres humanos.

Não gosto especialmente de dar nomes às "dietas", mas achei engraçado este estudo ao comprar uma dieta isenta de cereais a uma dieta com base em cereais (como a actualmente defendida pela roda dos alimentos). Quais foram os resultados desta comparação?
  • Melhor Sensibilidade à insulina, na dieta "paleo" (sem cereais)
  • Níveis mais baixos da proteína C-reactiva*, na dieta "paleo" (sem cereais)
  • Tensão arterial mais baixa, na dieta "paleo" (sem cereais)
  • Aumento de peso, na dieta com base em cereais

* A proteína C-reactiva (PCR) é uma substãncia produzida pelo fígado e lançada na corrente sanguínea. A PCR aumenta na presença de uma inflamação e é medida por ter um papel primordial na aterosclerose, que está também associada a doença cardiovascular.

As curvas que representam o peso médio dos grupos começaram a divergir após 3 meses de alimentação das diferentes dietas. 
Níveis de insulina, após a ingestão de alimentos em cada uma das dietas


O resultado de tudo isto, demonstra que tanto porcos, como nós (seres humanos - ver aqui) não estamos adaptados para uma dieta que incorpore grandes quantidades de cereais (pão; bolos; massas; cereais de pequeno almoço; etc etc etc).

Ainda à pouco tempo citei o Dr.Lieberman..."Se quisermos prevenir doenças, em vez de apenas tratar os sintomas, precisamos reflectir sobre o nosso passado evolutivo"

Enviar um comentário

Designed by OddThemes | Distributed by Gooyaabi Templates