Hidratos de Carbono / Estado Metabólico / Nível de Actividade

É um erro comum, é um erro que presencio diariamente e que penso que deveria vir aqui tecer duas ou três considerações.

 Julgar um alimento só pela composição dos seus macro-nutrientes não faz sentido nenhum, chega mesmo a ser ridículo (basta ver a quantidade de lixo que há nas prateleiras dos supermercados Low Fat/ Low Carb / Sem calorias/etc etc etc). Se pensarmos que há gorduras boas, gorduras más, proteínas boas, proteínas más (gluten!!), HC bons e HC maus chegamos à conclusão que a tabela nutricional dos macro-nutrientes pouco ou nada nos diz sobre a qualidade do alimento que vamos ingerir.

Se nos anos 80 a ideia era que (acho que esta ideia ainda perdura nos dias de hoje) a gordura da carne e dos ovos que nos iria matar, depois foi Atkins que "proibiu" as batatas, o arroz, e com excelente resultados ao nível da perda de massa gorda.~

Mas devemos mesmo deixar de comer arroz e batatas (claro que não me refiro a batatas do McDonalds..porque como já vimos noutro artigo no blog este produto, de batatas, tem muito pouco)? Eu diria que depende do seu estado metabólico, da saúde do seu pâncreas, do timming e do seu nível de exercício físico.

Em caso de atletas com um bom estado metabólico eu diria mais: Estes precisam mesmo de ingerir estes alimentos para uma melhor performance, recuperação e resposta adaptativa ao treino!


Enviar um comentário

Designed by OddThemes | Distributed by Gooyaabi Templates