Meia de Leite e Torrada ao Pequeno Almoço? O que há de errado no pequeno almoço preferido dos Portugueses? PARTE II

A torrada (o pão, como também alimentos processados ricos em trigo e açúcar) desencadeia um ciclo de saciedade e fome induzido pela insulina, conduzindo assim a uma acumulação de gordura. Não que a insulina seja a culpada do que quer que for, na realidade ela trabalha a nosso favor, o problema surge quando criamos resistência (derivado do consumo contínuo de açúcares e trigo, por exemplo), quando funciona bem a sua acção ajuda até na....saciedade!

É por este motivo (entre dezenas de outros factores) que, por exemplo, comer dois a três ovos ao pequeno almoço não acrescenta NADA à gordura corporal quando comparado com uma "torradinha".

Nesta altura do artigo já deve estar com medo daquilo que leu...talvez a hipótese lipidica dos anos 60 ainda lhe esteja a deixar a visão turba, já que foi a partir dessa altura que foi argumentado que consumos elevados de gordura está associado a níveis de colesterol e risco de doença cardíaca. Neste estudo aqui Impact of Breakfasts (with or without Eggs) on Body Weight Regulation and Blood Lipids in University Students refere (entre outras coisas) que o colesterol dos Ovos não afecta, nem tem um impacto negativo nos lípidos plasmáticos.

Foi também a partir daí que os cereais (sobretudo o trigo) vieram ocupar a lacuna calórica deixada pela ausência de gordura na dieta.

Para que não fiquem dúvidas, ingerir alimentos à seria ao pequeno almoço (como ovos, frutos secos, abacate, presunto, vegetais) não só não desencadeia à acção da insulina (o tal ciclo saciedade/fome) como mantém em baixo as reservas de glicogénio, o que se torna fundamental quando queremos melhorar a nossa composição corporal, quando queremos melhorar a sensibilidade à insulina, baixar os níveis de triglicéridos, melhorar o colesterol HDL, manter uma tensão arterial normal...ou por outras palavras, deixar de ingerir pão, cereais (principalmente, trigo, centeio, milho), açúcar (bolos, bolachas, etc), vai deixá-lo saudável, magro e musculado!

Para que toda esta "magia" aconteça, basta preencher a lacuna deixada pelo pão, cereais e açúcares por alimentos completos e densos, como os que atrás referi a título de exemplo: Frutas, Legumes, Frutos Secos, Ovos, Abacate, azeitonas, manteiga, etc etc etc. Haja imaginação e não faltarão escolhas para o seu pequeno almoço.

1 comentário :

  1. eu sou bastante viciado em ovos e como todos dias , o meu pequeno almoco passa por 100 gr de aveia cozida, uma banana, sementes de chia, linhaça. papoila e ainda umas 15 gr de goji
    cumprimentos grande blog

    ResponderEliminar

Designed by OddThemes | Distributed by Gooyaabi Templates