Planta, creme vegetal - Dizer a verdade não chega!!

Não conheço, ou pelo menos não me estou a recordar, de um produto alimentar com mais publicidade na comunicação social que as Margarinas ou Cremes Vegetais.

E a verdade é que cada vez que a vejo não consigo ficar indiferente, pois não gosto da maneira como é "manipulada" a informação.


É verdade que este creme vegetal tem menos gordura saturada que a manteiga?
Sim, é verdade!!

É verdade que esse facto faz do creme vegetal um "alimento" melhor que a manteiga?
Não, a manteiga é um alimento muito superior. E desde logo porque o nosso corpo o consegue "reconhecer". Já a margarina, parece um "alimento" vindo de Marte! É algo criado por engenharias alimentares. Será que a natureza não é suficientemente boa para nos fornecer alimentos?!??

É verdade que devíamos todos nós de deixar de consumir margarinas?
Absolutamente!

O que agora vos deixo aqui é o porque de devermos deixar de consumir Margarinas e já não se trata apenas da minha opinião pessoal, mas sim de artigos científicos!

Intake of trans fatty acids and risk of coronary heart disease among women
Margarine intake and subsequent coronary heart disease in men.

Estes dados oferecem poucas dúvidas que a ingestão de margarinas, de gorduras trans ou parcialmente trans aumentam o risco de doença cardíaca coronária!

A margarina é uma molécula de plástico (acrescentam hidrogénio para mudar a estrutura molecular dos óleo vegetais) e pode deixar aberto a embalagem durante tempos infinitos que não haverá moscas, nem qualqeur organismo vivo, não apodrece nem fica com o odor alterado...estranho, não?

Já aqui tenho referido o potencial pró-inflamatório e oxidativo (embora isso nunca seja levado em conta, infelizmente!) da ingestão de ómega-6 (que está cheia a margarina!). A melhor maneira de reduzir a ingestão desta gordura polinsatura é eliminar a comida processada (JUNK) da dieta assim como estes cremes vegetais, já que usam óleo vegetais de baixo custo como fonte.

 Se ainda assim resistirem dúvidas:


Pode ver mais artigos relacionados com este assunto podem ser vistos aqui:

Margarina Vegetal - De imitação da Manteiga ao Topo dos Alimentos Saudáveis
Mas Porque Motivo Devemos Comer Manteiga (gorduras saturadas!)?
INFLAMAÇÃO Parte II / Óleos Vegetais
INFLAMAÇÃO Parte I / Mecanismos das Doenças Cardiovasculares






1 comentário :

  1. A quantidade de baboseiras ditas nos programa da Tarde da TVI. Segundo a nutricionista, a manteiga normal faz mal, aumenta o colesterol e que devemos cortar nas gorduras saturadas que fazem mal! Meu Deus, que mau...

    http://www.tvi.iol.pt/programa/a-tarde-e-sua/53c6b3883004dc006243ce59/videos/--/ates--videos/video/55ad140c0cf23520f3811ced/1

    ResponderEliminar

Designed by OddThemes | Distributed by Gooyaabi Templates