Pão das Cavernas - Experiência JFUnmask! Sem Glúten...Sem Ingredientes Mistério!

Não sou propriamente um Chef de primeira, o que aqui vos quero trazer é apenas a minha experiência na cozinha no que na preparação de "pão" diz respeito.

A ideia foi produzir um pão, com ingredientes que não tenha a farinha de trigo (entre outros ingredientes que a industria da panificação usa para criar um dos alimentos mais viciantes!). Sim há péptidios com actividade opióide que são encontrados em hidrolisados do gluten do trigo. VER AQUI

Passando ao que realmente interessa, para este pão vamos necessitar:

60g Farinha de Amêndoa
50g Farinha de Coco
50g Nozes (moídas)
5 Ovos Caseiros
3 Claras de Ovo (ou 100ml de clara pasteurizada)
50ml de óleo de coco
200ml de água
1 Colher de sopa de Manteiga dos Açores
2 Colheres de Sopa de Leite de Coco
1 banana madura
1 colher de sopa de canela
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
1 colher de café de Flor de Sal

Os passos seguintes são realmente fáceis
- Bater numa varinha mágica ou liquidificador os ingredientes líquidos
- Juntar os ingredientes secos lentamente e mexer até obter uma massa homogénea

Se a massa ficar dura e seca, poderá acrescentar água
Após isto é so untar a forma com manteiga (ou óleo de coco) e verter a massa.
Colocar num forno pré-aquecido a 170º durante 40 minutos.

O resultado é este, um pão com uma qualidade nutricional inegável, prático, denso e que pode ser um forte aliado da dieta, além de que diabéticos e celiacos podem tirar todo o proveito.


Podem ver outras receitas aqui:

Pão das Cavernas (1º Episódio)
Pão das Cavernas de Banana e Alfarroba




2 comentários :

  1. Onde compra a farinha de coco?

    ResponderEliminar
  2. Olá!
    Venho aqui deixar o meu agradecimento por manteres este blog, no qual partilhas os teus conhecimentos e és honesto! Eu estava sempre a fazer exercício e mantinha a dieta mais "saudável" possível, mas nunca obtinha os resultados que procurava e era muito difícil emagrecer. No entanto, quando encontrei este blog e o li de fio a pavio, comecei a perceber o quão errada estava a dita dieta "saudável" cheia de açucares refinados, pouca proteína e com hc a mais, que mantinha o meu nível de açúcar no sangue no auge, o qual depois influenciava o meu humor e a minha força de vontade. Tenho de confessar que ainda não consegui retirar todo o açúcar refinado da minha alimentação porque estou num processo lento de ir substituindo os hc por hc complexos. No entanto, sempre que como algo mau sinto-me logo diferente, não tenho o mesmo rendimento e sinto a digestão muito mais pesada. Ao menos sempre que isso acontece, sinto-me ainda com mais força para mudar em definitivo a minha dieta. Agora ouço mais o meu corpo e sei do que preciso. Até consigo perceber quando realmente tenho sede, o que antes nunca acontecia! Bebo muito, muito mais água, ingiro proteína em todas as refeições que faço e como hc complexos e livres de açúcar (embora tenha baixado a ingestão dos hc porque percebo que não era preciso tanto). E fiquei feliz por saber que a manteiga afinal não é a nossa pior inimiga como toda a gente aclama! Sempre que me aconselham a comer fiambre de peru para largar em definitivo a manteiga mostro-lhes logo este blog.
    Agora sim vejo resultados, não só na balança, mas no meu humor e na minha digestão. Não sou atleta, mas sou uma pessoa que gosta dela própria e por isso não quero mais dar venenos ao meu corpo e fico muito agradecida por seres honesto numa sociedade que se recusa a dar voz a alimentação verdadeiramente saudável!

    ResponderEliminar

Designed by OddThemes | Distributed by Gooyaabi Templates