Mas Porque Motivo Devemos Comer Manteiga (gorduras saturadas!)?

Ainda há poucos dias deixei na página oficial do facebook do nosso blog, uma fotografia com a imagem de uma manteiga dos Açores.


Consumo manteiga, não só pelo extraordinário sabor que dá aos alimentos, mas sobretudo porque o consumo de gordura saturada (e o colesterol) é essencial para o bom funcionamento do nosso organismo!

A manteiga é uma alimento denso, rico em vitaminas A, E, K2 (especialmente se for de animais de pasto). Se no caso das vitaminas A e E podem ser encontradas mais facilmente, sobretudo em dietas onde se consumam alimentos completos (e não alimentos industrializados) a questão da vitamina K2é mais pertinente pois é mais rara na dieta e muitas são as pessoas que a desconhecem.
A vitamina K2 está envolvida no metabolismo do cálcio e a sua deficiência está associada não só à osteoporose (ver aqui), como a problemas cardíacos (ver aqui).

A manteiga é rica em gordura saturada (?!!!), há muito que ficou provado que não há relação entre o consumo de gordura saturada (ao contrário das gorduras TRANS) e o risco de doenças cardíacas (ver aqui).
Há até um estudo feito, que compara a ingestão de gordura saturada e a sua relação com doenças cardiovasculares e a conclusão que chegam é que que há uma grande discrepância entre a literatura cientifica real e o desaconselhamento dietético por parte dos profissionais de saúde (ver aqui).
A gordura saturada (sob a forma de manteiga, óleo de coco, gema de ovo) é essencial para o bom funcionamento do sistema imunitário e endócrino, para a produção de diferentes hormonas e é matéria prima que precisamos para manter a saúde cardiovascular e para maximizar as funções cognitivas (a maior parte do colesterol do corpo, reside no cérebro!).

Embora o consumo de colesterol e gordura saturada não aumente, necessariamente, os níveis de colesterol sanguíneos, a falta da sua ingestão pode levar a uma redução perigosa no HDL (ver aqui)

Para aqueles que falam que a manteiga é uma das principais responsáveis pela obesidade (ainda a hipótese lipídica??????) a resposta, essa não sou eu que a dou...vem na forma de estudo cientifico:

High dairy fat intake related to less central obesity: A male cohort study with 12 years’ follow-up

O resultado esse é esclarecedor: "A high intake of dairy fat was associated with a lower risk of central obesity and a low dairy fat intake was associated with a higher risk of central obesity."


A escolha de uma boa manteiga (de animais de pasto) é fundamental pois esta manteiga é muito superior à manteiga (de animais alimentados a ração de milho e soja) e essa diferenças verificam-se nos seguintes pontos:

  • No conteúdo de vitaminas (quase inexistência de vitamina K2 nas manteigas provenientes de animais que se alimentam de ração).
  • Na sua composição em ácidos gordos (rácio omega-6/omega-3).

Enviar um comentário

Designed by OddThemes | Distributed by Gooyaabi Templates