Ferrero Rocher+Bolacha Maria+Pão de Leite...O que há em comum?

Antes de mais, quero esclarecer os nossos leitores que estes três produtos alimentares foram escolhidos aleatoriamente e servem apenas de "prova" para o que aqui venho falar.


Sem mais demora, o ingrediente que vos venho falar hoje e que é partilhado pelos alimentos aqui apresentados (entre outros partilhados por este tipo de produtos alimentares) é o óleo de palma.

Nome simpático este: Pão de Leite!! Quem diria que tem esta quantidade de ingredientes processados!!


Clicar na imagem, para a ampliar

Esta bolacha Maria, é sugar free (diz na frente da embalagem), mas não deveria ser antes: JUNK FREE?! Clicar na imagem, para a ampliar.

Pois bem, como pode verificar o óleo de palma está presente (em quase tudo que é produto alimentar) nestes três alimentos graças à sua natureza rica em gorduras saturadas que o torna sólido à temperatura ambiente (sendo desta forma uma gordura barata que é considerada já a substituta de outras gorduras Trans), mas qual o seu impacto ambiental? 

O tema não é novo, mas a produção de óleo de palma está a desbastar grandes áreas de floresta tropical (ver aqui) e outros ecossistemas que estão a ser destruídas para a sua plantação em Monoculturas (este tipo de cultivo arrasta consigo o problema da erosão dos solos; poluição do solo e da água, entre outros).

Este cultivo sofreu um boom à custa da versatilidade da gordura de palma. Ela pode ser usada para todo e qualquer alimento industrializado (desde estes que vos mostrei até margarinas), mas também para champô e até, imagine-se,combustíveis. 

E na nossa saúde? Porque deveremos evitar o seu consumo? Segundo este estudo levado a cabo pelo departamento da Agricultura dos estados Unidos, o óleo de palma continua a não ser um bom substituto para as gorduras trans (a verdade é que o uso de óleo de palma refinado, em vez das gorduras vegetais trans, trazem vantagens num quadro nutricional elaborado pelas empresas das diferentes marcas deste tipo de produtos alimentares. Afinal retiram a palavra trans, do seu rótulo!)
O baixo custo deste ingrediente no fabrico de alimentos industriais esconde o alto impacto que este tem nos solos, na águas e até na destruição de florestas!



Enviar um comentário

Designed by OddThemes | Distributed by Gooyaabi Templates