Portugal Está Gordo?


Bem esta é a notícia com que nos presenteia o Jornal Publico Portugal está gordo: 4,5 milhões têm excesso de peso. Eu próprio não precisava desta notícia para constatar este facto e até posso acrescentar, além de Gordo, está DOENTE!!

Pena é que a ler o artigo do Jornal em questão, ainda fico mais confuso:

"O consumo de carne continua a ser excessivo (embora se esteja a verificar uma substituição das carnes de bovino e suíno pelas de aves), assim como o de sal, ao contrário do consumo de hortícolas e fruta, abaixo do recomendado. Só no grupo dos “cereais, raízes e tubérculos” e no dos “lacticínios” é que os portugueses se aproximam do padrão alimentar recomendado. Soma-se a estes dados, um consumo insuficiente de leguminosas secas, e excessivo de óleos e gorduras."


Cereias...Lacticínios...sei bem onde levam estas recomendações (RODA DOS ALIMENTOS?!?!?!), mas em que se baseia a roda dos alimentos composta por 60% de HC maioritariamente provenientes de cereais, 30% (Fobia???) Gordura e 10% de Proteína?!? Simplesmente isto não faz parte da história da evolução humana. Nunca antes se viu....



Conheço bem estas afirmações:
"O consumo de carne continua a ser excessivo (embora se esteja a verificar uma substituição das carnes de bovino e suíno pelas de aves)"

O "embora se esteja a verificar uma substituição das carnes de bovino e suíno pelas de aves" deixam-me ainda mais confuso..o problema é do consumo de carne, ou apenas a Carne de bovino ou suíno?? Se for de Ave está tudo bem?! O problema da obesidade será da Gordura da carnel?

Deve ser daí que surgiu o mito do Fiambre de Peru!!

Com uma coisa concordo, Portugal está realmente gordo...

Enviar um comentário

Designed by OddThemes | Distributed by Gooyaabi Templates