Consumo de Nozes...E Prevenção de Diabetes Tipo II

É um estudo recente (pode ser visto aqui) que nos chega por um grupo de investigadores Chineses e que refere não só que o consumo de Nozes suporta um padrão alimentar saudável para a prevenção de doenças crónicas como que um auxílio na Diabetes, mas aqui os resultados surgem após o ajuste do índice de massa corporal.


É de facto um padrão, a ligação que há entre o excesso de peso e a Diabetes Tipo II e também pode ser visto com outro estudo que nos chega de um grupo de investigadores Japoneses "Relação entre obesidade e Diabetes em adultos Japoneses". No fundo estes resultados destacam a importância de manter um percentual de gordura baixo para a prevenção da Diabetes e estes resultados têm ainda mais impacto quanto maior for a idade da pessoa.

A diabetes tipo II é causada pela resistência à insulina (e por uma eventual falha das células pancreática secretoras de insulina), algumas pessoas tornam-se obesos (e obviamente resistentes à insulina), mas as suas células pancreáticas secretoras de insulina nunca falham e só por esse motivo não se tornam diabéticos (e isto já é sinal de um forte componente genético).

A boa notícia é que qualquer pessoa (mesmo com excesso de peso) pode reduzir o risco de diabetes apenas por se exercitar regularmente, por melhorar a qualidade do sono e por reduzir o stress. Aliar isto tudo à perda de peso e a uma ingestão reduzida de Hidratos de Carbono é reduzir/anular a possibilidade de contrair diabetes tipo II.

Este assunto não é novo no Blog, e quem o lê regularmente percebe perfeitamente o porque das nozes (juntamente com uma redução de ingestão de HC) serem uma ajuda importante na prevenção da Diabetes.

Prevenir a diabetes não é um passo de mágica, mas estes 3 simples passos vão-lhe reduzir o risco:

  1. Reduzir o peso
  2. Exercício Físico 
  3. Comer uma dieta saudável
Mais artigos sobre o tema podem ser vistos aqui:

Insulina..Hiperinsulinismo..Obesidade..Doenças Metabólicas. PARTE I
Insulina..Hiperinsulinismo/Obesidade/Doenças Metabólicas/PARTE II
Diabetes: E Se Houvesse Uma Reversão No Processo de Ocidentalização Na Nossa Dieta?
Obesidade & Diabetes Tipo II.. Dois nomes para uma mesma doença!
Níveis de Açúcar no Sangue em Jejum..bom medidor de sintomas como a diabetes e a obesidade?


Enviar um comentário

Designed by OddThemes | Distributed by Gooyaabi Templates