Bolo Rei....Bolo familiar?? Ou...Industrial?!?!

O Natal é uma festa especial e que normalmente está associada ao excesso e desperdício alimentar, mas o natal não terá de ser significado de comida, muito menos de comida industrial.

O que vos trago aqui hoje é uma lista de ingredientes, de um Bolo Rei que está a ser comercializado no Pingo Doce (embora também haja em qualquer outro super/hipermercado) e que é um exemplo daquilo que não devemos comer.


Dextrose, Xarope de Glucose, Sorbato de Potássio, Dioxido de Enxofre, Sodio Benzoato, Corantes e mais corantes,  Pectina...tudo isto são ingredientes ultra processados que poderemos evitar comendo apenas doces tradicionais com ingredientes que pessoas com mais de 70 anos consigam reconhecer.

Para que não restem dúvidas na leitura deste rótulo deixo aqui algumas definições das seguintes palavras descritas neste rótulo:
Emulsionante: São substâncias que tornam possível a formação ou a manutenção de uma mistura homogénea de duas ou mais fases imiscíveis, como óleo e água, nos alimentos (por exemplo na produção industrial de maionese)
Regulador de Acidez: São substâncias que alteram ou controlam a acidez ou a alcalinidade dos
géneros alimentícios. Estas substâncias podem ter a função de neutralizar ou de equilibrar o efeito dos
ácidos, como é o caso do Bicarbonato ou carbonato ácido (este produto é usado frequentemente na
panificação visto que quando misturado com ácido, liberta-se dióxido de carbono, que promove o
crescimento das massas).
Espessante: São substâncias que aumentam a viscosidade dos géneros alimentícios assegurando a sua
consistência.

O mais estranho de tudo é o preço por Kg continuar elevado..contendo ingredientes industriais de fraca qualidade e que têm preços muito mais baixos.

Enviar um comentário

Designed by OddThemes | Distributed by Gooyaabi Templates