Perda de Peso: Hidratos de Carbono à noite, sim ou não?

O título é apelativo, sobretudo para as pessoas que procuram uma solução rápida ou o dito "truque" para perder peso.

Mesmo não gostando, de começar um artigo com a sua resposta, diria que...a ingestão de hidratos de carbono, pouco ou nada tem a ver com a hora do dia!!

Quando o objectivo, é perder gordura e melhorar a composição corporal, devemos com toda a certeza fazer um controlo nos HC, mas isso não quer dizer que os deixemos de comer numa determinada hora do dia, seja ao deitar, ao jantar ou até ao pequeno almoço.

Sou adepto, mesmo em fases de secagem, de consumirmos HC sobretudo em períodos à volta do treino não só para ter alguma energia para treinar, como também para melhorar a nossa recuperação ao esforço.

De facto há imensas vantagens em comermos HC com elevada carga glicemica após treino (até mesmo em fases de secagem) pois nessa altura específica do dia iremos obter grandes vantagens (ver aqui):
  1. Teremos a certeza que esses HC serão usados para reposição de glicogenio
  2. Óptima recuperação ao esforço
  3. Balanço proteico positivo, através do efeito anabólico da insulina  


Ora importante mesmo nesta matéria, sobretudo para quem quer perder gordura corporal, não é a hora do dia a que se consome os HC, mas sim a quantidade de picos de insulina que haverá ao longo do dia, pois os resultados serão sempre melhores com um único pico de insulina (após treino, seja o treino de manhã, à tarde ou à noite) do que propriamente com pequenos picos de insulina espalhados ao longo do dia. Dependendo das necessidades energéticas de cada atleta, uma quantidade correcta de HC antes/durante e após treino poderá ser não só benéfico como fundamental para gerir correctamente o peso/performance/recuperação. Se esse treino for à noite não há motivos para não ingerir HC, muito pelo contrário. E nesse caso devemos optar pelas primeiras refeições do dia baixo em HC optando por exemplo por um pequeno almoço à POLIQUIN - "The Meat and Nut Breakfast"

Enviar um comentário

Designed by OddThemes | Distributed by Gooyaabi Templates