Carga Ácida = Dietas Ocidentais, que por sua vez = DOENÇAS???

Um problema comum na maioria das sociedades industrializadas, é o facto da dieta ocidental estar a produzir o que é chamado de "acidose metabólica cronica", o que significa que estamos cronicamente num estado de acidez. Tendo o nosso corpo a missão de, a todo custo, operar num PH estável, qualquer carga ácida proveniente da dieta tem de ser neutralizado por uma série de mecanismos de produção de base homeostáticos.

A actual dieta ocidental, rica em alimentos processados, açucares, adoçantes artificiais, lacticínios, proteínas (sobretudo provenientes de "carne" animal alimentada a raçãos de milho e soja GM) está a trazer problemas adicionais para a nossa saúde. 
Embora o PH do corpo seja mantido, haverá sobretudo uma perca de massa óssea e isso acontece na medida em que o nosso corpo procura neutralizar as elevadas cargas ácidas da nossa dieta, essencialmente através de dois minerais:Cálcio e Fosforo (e também de Glutamina,podendo até, ocasionar perda de massa muscular). Estes dois minerais encontram-se maioritariamente na nossa massa óssea e o nosso corpo usa-as para neutralizar a acidez dos alimentos processados que actualmente comemos, infinitamente, dia após dia. Colocando em risco não só os Ossos como também os Rins, ao serem responsáveis pela excreção de minerais na urina.

São os rins que regulam as cargas de ácido base, ajustando os iões aos diferentes alimentos que ingerimos
Mas esta, crónica, dieta ocidental traz-nos não só desmineralização dos Ossos como também:
  1. Resistência à insulina / ver aqui
  2. Níveis altos de cortisol / ver aqui
  3. Perda de massa Muscular / ver aqui
  4. Alteração na regulação de minerais / ver aqui
  5. Possível pedra no rim / ver aqui
  6. Resistência à Hormona do Crescimento / ver aqui
Após este paradigma, é urgente equilibrar a actual dieta ocidental,evitando todo o tipo de alimentos processados e passar a ingerir mais frutas e legumes alcalinos de modo a equilibrar a ingestão de proteínas (que são alimentos ácidos).

"Sumo de Limão sem açúcar"

Esta é a maneira que costumo começar o dia. O limão é um alimento ácido, mas depois de ingerido e metabolizado torna-se alcalino. Em suma, o que torna um alimento acido ou alcalino é a maneira como se decompõe quando ingerido.

O que vos deixo aqui é uma pequena lista dos alimentos mais alcalinos:


Esta tabela é adaptada de um estudo e cada pontuação baseia-se uma porção de 100 g de alimento, sendo que quanto mais negativo o valor, mais alcalino é o alimento.


Enviar um comentário

Designed by OddThemes | Distributed by Gooyaabi Templates